quinta-feira, 27 de março de 2008

Dia Mundial do Teatro

Não é municipal, estadual, regional, nacional, nem continental. É MUNDIAL!!
Não é feriado, não é dia santo, e nem ninguém me deu os parabéns como fazem no Dia das Mães, dos Pais, das Crianças ou no Dia Internacional da Mulher. Não que seja obrigado, afinal ninguém sai dando felicitações às árvores no dia delas, nem sai à cata de índios no dia deles.
Acaba sendo apenas mais uma data em nosso calendário, da qual apenas a classe referente se lembra e, talvez, comemora, como no dia do farmacêutico, da secretária e do trocador de ônibus.
E eis que hoje, lá no teatro do SESC, Emiliano Queiroz (no final da Duque de Caxias), acontecerá a entrega do XXII Destaques do Ano, promovido pelo Grupo Balaio, no intuito de contemplar as produções teatrais de nossa cidade no ano que passou. O Bagaceira (meu grupo) ganhou alguns com seu "PornoGráficos", e estaremos lá, claro!
Um evento que já teve dias de maior glória, e também dias de menor. As coisas vão meio que se alterando com o tempo. Vi passar anos em que os votos nas categorias estavam difíceis graças tantos candidatos com tanta qualidade e, já me disseram, que houve uma época em que era mais fácil votar do que dessa vez.
E de que importa isso? Afinal, todos os anos queremos ver nossos nomes na listinha, nem que seja apenas como indicado, para saber que fomos lembrados. Nessa hora reina a dificuldade da certeza pessoal com o próprio trabalho, e sempre se quer um reconhecimento. Principalmente da classe, "os grandes e verdadeiro críticos".
Vamos nos saudar e comemorar. Com um pouquinho de hipocrisia, pois sempre tem, mas com vontade de que uma dia a coisa engrene de verdade. Encaremos as coisas como elas são, sem dramas, traumas ou utopias de que poderia ser diferente. Não é. E temos que primeiro reconhecer isso, aceitar na boa, pra poder seguir em frente. Pois "os cães ladram, mas a caravana não pára."

Um comentário:

suspiro disse...

a-do-rei as músicas. tua cara!
(vou comentar do post dignamente depois, calma. quis só registrar sonbre o plugin novo)

:P :**